2 Verdades e 2 mitos sobre esmaltes
2 Verdades e 2 mitos sobre esmaltes
Escrito por Larissa Chinaglia
Tantas idas à manicure, tantas conversa com as amigas. Vem e volta surgem algumas afirmações, e com elas aquela dúvida: isso é verdade ou é mais um dos mitos sobre esmaltes? Separamos as 4 afirmações, e chegou a hora de discutirmos sobre a veracidade delas.
Esmalte deixa a unha amarela?
Verdade! Infelizmente esse ponto é verdade. Quando usamos por muito tempo esmaltes com tons e fundos amarelados, a tendência é que nossas unhas absorvam um pouco a cor. Então, se você for daquelas que só usa esmalte vermelho, pode ter notado suas unhas mais amareladas. Além do vermelho, esmaltes alaranjados também podem causar esse efeito.
Dica: manter a unha saudável, bem tratada, hidratada e sem danos diminuem as chances do esmalte deixá-las amareladas.
Quem tem alergia a esmaltes, consegue solucionar com o “sanduíche”?
Mais um dos mitos sobre esmaltes. Para quem não conhece, o “sanduíche” é passar uma camada de esmalte hipoalergênico, uma de esmalte normal, e outra de hipoalérgico.
A verdade é que nossas unhas absorvem com muita facilidade o que colocamos nela, assim, ela vai absorver o esmalte com componentes alérgicos. Quando você encostar as unhas no rosto, por exemplo, a pele ficará irritada.
Se você tiver alergia a esmalte, o ideal é fugir dos componentes que te causa alergia. Felizmente diversas marcas nacionais já estão se preocupando com esse tema, e com isso conseguimos ter cores lindas por preços bastante acessíveis. Então o sanduíche? Só se for para comer mesmo.
Esmaltes podem passar doenças?
Verdade. Uma pesquisa feita em Ribeirão Preto, há alguns anos, mostrou que o álcool dos esmaltes não matam os fungos e bactérias. O que é capaz de matar é o tempo de exposição, que segundo a pesquisa é de 8h dentro do vidrinho. Ou seja, em salões, se você usar um esmalte que alguém contaminado usou há uma hora, você pode admirar essa contaminação.
Dica: nesse caso, a dica é levar seus próprios esmaltes a manicure e/ou escolher esmaltes mais novos. E caso você esteja com alguma unha doente, não use esmalte nela e depois nas demais. Prefira, primeiro, fazer o tratamento dermatológico e depois partir para esmaltação.
Esmalte escuro deixa a unha mais forte ou ajuda a crescer?
Mito. Normalmente o esmalte escuro acaba pedindo por mais camadas, não é verdade? Esse excesso de demãos pode causar uma falsa sensação de unha mais forte, mas é apenas isso.
Para ter unhas mais fortes e um crescimento acelerado é indicado que você tenha uma rotina de cuidados, opte por bases fortalecedoras e também tenha uma dieta bastante nutritiva.
Dica: dê preferência por tratamentos para as unhas. Dessa forma, além de deixá-las mais fortes e acelerar o crescimento, você também consegue mantê-la saudável por mais tempo. Uma dica de produto é a Byonic é um complex com 14 benefícios para as unhas.
Quais das verdades e dos mitos sobre esmaltes acima você já tinha conhecimento?
Você quer saber também quais são os mitos e verdades sobre crescimento de unha? Conheça esse artigo!