Frete Grátis acima de R$99

4 curiosidades sobre as unhas – quais você já sabia?

 

 

4 curiosidades sobre as unhas – quais você já sabia?

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

Nossas queridas unhas vão muito além da estética. Além de serem nossa vitrine (estética e mostrando nossa saúde), elas carregam muitas informações. Hoje separamos quatro curiosidades (e algumas bônus como sempre) sobre as unhas para você, amante delas! 

Vamos ver quantas você já sabia? 

Mãos com unhas bonitas e fundo dourado

Verão x Inverno

Você sabia que suas unhas podem crescer mais rápido na época mais quente do ano? Isso acontece por causa da vitamina D. Ela é uma das responsáveis por manter a saúde das nossas unhas, e consequentemente o crescimento delas. 

Mas onde entra o verão? Embora possa ser encontrada em alguns alimentos, 80% a 90% dessa vitamina presente nosso corpo vem da exposição solar. Caso você consiga manter a mesma quantidade de vitamina D no seu corpo ao longo do ano todo, o crescimento das suas unhas será regular. 

Curiosidades sobre as unhas e seu crescimento bônus: as das mãos crescem em média 3,5 milímetros por mês, enquanto as dos pés 1,6 milímetros no mesmo período. 

Manchas brancas não é só falta de cálcio

Muito se fala sobre as manchas brancas serem falta de cálcio no organismo, e realmente pode ser, mas também pode ser muito mais. Má alimentação num geral pode causar essas manchinhas nas nossas unhas, por exemplo. 

E não para por aí. As manchas brancas podem ser pequenos traumas causados na raiz das unhas, bem similar com aquelas manchinhas brancas causadas ao dobrar um plástico. 

Quantas pessoas você conhece tem onicofagia?

Antes de responder, nós te damos uma dica! Onicofagia é o hábito de roer as unhas. Agora sim, pensa um pouco nessa resposta. Aposto que já veio algumas pessoas na sua mente, não é mesmo? Isso porque, segundo pesquisas, 20% a 30% da população tem o hábito de roer as unhas. 

Embora muito comum, a onicofagia não é nada saudável e pode causar diversos traumas nas unhas. Além disso, esse problema pode estar associado a ansiedade, nervosismo, frustração, transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno de ansiedade por separação (TAS). Ou seja, é muito importante entender a causa desse hábito, e tentar ao máximo reduzir. 

Dados de um estudo sobre o tema publicado na revista especializada Iranian Journal of Medical Sciences. 

Deixa eu ver sua saúde, me mostre suas unhas

Pode parecer exagerado, mas não é tanto não. Você sabia que unhas quebradiças podem ter causas diretas com a sua saúde? Além disso, o tom delas também indicam muita coisa. O tom azulado, por exemplo, pode indicar alguma doença pulmonar, enquanto o tom amarelado pode indicar doenças mais graves.

Por isso é importante estar sempre atento a saúde delas, e sempre que perceber algo fora do comum, procure um médico. 

Aqui entra outra curiosidade sobre as unhas bônus: cerca de 10% dos problemas dermatológicos estão relacionados com as nossas queridas unhas. Além disso, metade são causados por fungos, principalmente nas unhas dos pés. 

Nossas unhas dizem tanto sobre nós, não é mesmo? Me diz, quantas dessas curiosidades você já sabia? 

Leia também Por que a caneta de crescimento para as unhas vale a pena?