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Alimentos benéficos para a elasticidade da pele

 

 

Alimentos benéficos para a elasticidade da pele

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

Embora o café da manhã perfeito possa ser o famoso “pão na chapa”, essa não é a melhor indicação para quem busca a elasticidade da pele. Além de tratamentos estéticos, a alimentação é uma das grandes aliadas nessas horas.

Alimentos em uma mesa

Eu comecei comentando do pãozinho na chapa, porque produtos feitos de farinha branca causam mais danos às fibras de sustentação. Isso pode, infelizmente, piorar o aspecto de flacidez da pele.

O mais aconselhável é desenhar uma dieta, junto com seu nutricionista, rica em substâncias antioxidantes. Elas protegem nossas células do efeito dos radicais livres. Os antioxidantes com maior popularidade são as vitaminas A, C e E.

 

Agora sim, vamos aos alimentos que ajudam na elasticidade da pele. 

 

Açaí ou sorvete?

Eu sou do time que não vê rivalidade e aprecia ambos, mas quando se trata de elasticidade da pele, o açaí sai em vantagem. Esse alimento, amado por uns e odiado por outros, é fonte de proteína, vitaminas B1, C e E, além de ferro, potássio, cálcio e fósforo. Ou seja, ele é uma refeição cheia de benefícios, e por ser uma fruta antioxidante, fará muito bem para sua pele. 

 

Cite cinco frutas vermelhas

As frutas vermelhas também são aliadas no benefício da elasticidade da pele, por serem alimentos antioxidantes e ricos em vitamina B. O morango, a amora e o mirtilo, por exemplo, são fontes de fitoquímicos e ácidos elágico. A maça e a cereja já são fontes de quercetina, enquanto a melancia e a pitanga de licopeno. Nas próximas compras, escolha suas favoritas.

 

Sugestão do dia: vitamina A

Outra vitamina que precisa estar presente na sua rotina é a vitamina A. Ela auxilia na produção de fibras de colágeno, fundamental para a firmeza e elasticidade da nossa pele. Além da dica do suco de manga, você pode apostar em cenoura, espinafre e abóbora. 

 

E as vitaminas E e C?

Essas vitaminas são bem famosas em produtos cosméticos, você já deve ter visto por aí. Mas além de aplicar na pele, é importante que elas estejam presentes na nossa dieta. A vitamina E, por exemplo, pode ser encontrada em abacates, azeites de oliva e nas nozes. Já a vitamina C está presente na laranja, no limão, no caju e na acerola. 

 

Aveias, cereais integrais e oleaginosas

Castanha-do-pará e sementes de chia, por exemplo, são ótimas opções para complementarem suas frutas. Elas são rica em selênio. Além disso, cereais integrais e alguns grãos (como feijão e grão de bico) são fontes de zinco, o que ajuda na cicatrização e formação de colágeno. A aveia também é rica em silício. Tudo funcionando junto para garantir uma melhor elasticidade da pele.

 

Quais desses produtos você já tem hábito de consumir? Para o seu próximo café da manhã, o que acha de combinar uma colher de aveia, um punhadinho de cereais e uma fruta antioxidante?

 

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