Frete Grátis acima de R$99

Cosméticos veganos são mais caros?

 

 

Cosméticos veganos são mais caros?

Escrito por Larissa Chinaglia

Larissa Chinaglia 

 

Você já teve aquele pensamento de que todos os cosméticos veganos são mais caros? É bastante comum ouvir essa teoria por aí, mas será que isso é verdade? Muitas vezes olhamos apenas o valor final do produto e não o que levou ao preço final. E será que se considerarmos todos os fatores envolvidos, o cosmético vegano se torna tão mais caro assim? 

Mulher segurando fruta e produto vegano

 

Mito ou Verdade: cosméticos veganos são mais caros

 

Mito. Tudo depende da marca que você escolher e quais são seus objetivos com o produto. Muitas pessoas não buscam pesquisar se sua marca favorita faz ou não testes em animais, por exemplo. E isso pode trazer grandes surpresas, tanto positivas quanto negativas. 

Não podemos nos atentar apenas nos símbolos colocados nas embalagens, pois nem toda marca com produtos veganos segue esse padrão. Com isso, muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que muitas marcas populares e nacionais de cosméticos não contribuem com nenhum tipo de teste de animais. Já os ingredientes de origem animal precisam ser pesquisados mais a fundo, pois algumas marcas não aderiram aos ingredientes veganos ainda.

 

Quando esses cosméticos são sim mais caros?

 

Assim como produtos não veganos, a variedade de preço entre os cosméticos veganos é bastante grande. Existem alguns fatos que contribuem com o encarecimento dos produtos veganos. Alguns deles são:

 

  •  força da marca no mercado, se a empresa se posiciona como vegana e investe bastante na campanha de marketing, o seu reconhecimento pode sim encarecer seus produtos;

  •  cosméticos orgânicos, eles também são considerados veganos, com o diferencial de seguirem uma linha de ingredientes mais naturais, o que encare os preços;

  •  dermocosméticos, que assim como as versões não veganas, possuem ingredientes que encarecem o produto;

 

Esses são alguns fatores que podem deixar os cosméticos veganos com preços um pouco mais altos. Ainda assim, é bastante possível comprar esses produtos por preços mais acessíveis. 

 

Por que escolher o cosmético vegano?

 

Antes de questionar o valor dos produtos é sempre importante lembrar do propósito por trás daqueles cosméticos veganos. O principal propósito é não contribuir com a crueldade animal (seja com testes ou com ingredientes que também geram crueldade). Mas ele não é o único.

Você sabia que escolher cosméticos veganos te ajuda a contribuir com a sustentabilidade? Tanto pensando na redução do sofrimento animal quanto na poluição que esses produtos podem gerar. Isso sem contar que diversos ingredientes animais não são saudáveis para o ser humano e devem ser evitados. 

Além disso, algumas marcas buscam reverter parte do lucro com os produtos em ações sociais e sustentáveis. É o caso da Lócare, por exemplo. Os produtos veganos para as unhas e a cada compra, parte do valor é destinado a ações filantrópicas. 

Para evitar que o gasto com cosméticos veganos seja muito alto para você, é importante se atentar em alguns pontos. Tais como: escolher a marca que você se identifica, entender o motivo de você estar buscando aquele produto, e saber o custo benefício que ele te oferece. Dessa forma, você passa a entender até quanto vale pagar por determinado cosmético vegano.