Frete Grátis acima de R$99

Cutícula - 5 cuidados que você precisa ter

 

 

Cutícula - 5 cuidados que você precisa ter

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

As cutículas podem ser imperceptíveis ou serem um grande problema para nós. Elas costumam ser grandes, ressecadas e às vezes soltam diversas pelinhas. A parte boa dessa história é que é possível cuidar da cutícula e melhorar sua aparência. Pequenas mudanças no dia a dia podem gerar resultados surpreendentes.

Manicure cuidando das cutículas

Para começar aquela dúvida de sempre:

 

Tirar ou não tirar a cutícula?

Você já deve imaginar qual é a minha sugestão, não é mesmo? Eu, particularmente, opto por não tirar a cutícula. 

Elas ajudam para que nossas unhas sejam fortes e saudáveis, nos protegem contra doenças infectocontagiosas, e com o tempo seu tamanho passa a ser bem menor. Além disso, pode acreditar em mim, é possível manter as cutículas e ainda assim ter uma unha bonita!

 

Ainda assim você prefere tirar? Não tem problema, também separamos algumas dicas para você!

 

1 - Qual foi a última vez que você hidratou suas mãos?

Não me diga que foi na retirada da cutícula. 

Não sei se você é assim, mas sabe aquelas pessoas que adoraram ter um creme de mão na bolsa? Pode parecer só um detalhe, mas isso faz toda a diferença. Assim como nossa pele pede por hidratação, nossas unhas também. E claro, as cutículas. 

E não é só na hora de tirá-las, o ideal é que você as hidrate pelo menos uma vez ao dia. Você pode usar cremes ou até mesmo óleos vegetais

 

2- Combo = luva + hidratante

Outra dica que você pode aderir é colocar creme de mão (se for de unhas e cutículas melhor ainda) dentro de uma luva plástica. Deixe agir por uns dez minutos. Esse processo ajudará a amolecer com mais eficiência as suas cutículas. 

 

3- O que fazer depois de amolecer?

Depois de seguir a dica anterior, ainda que você opte por tirar ou não a cutícula, é legal empurrá-la com a parte arredondada da espátula. É importante ter cuidado nessa hora para evitar machucados e até mesmo ondulações nas unhas. Já o lado pontiagudo pode ser usado para afastar as tão indesejadas pelinhas. 

Depois é só você decidir: remover ou não. Caso você escolha por não remover, a dica é passar uma escovinha por cima de toda a cutícula para finalizar esse processo. 

 

4- Na hora de tirar, atenção!

Pode parecer uma dica simples, mas vale reforçar: tenha sempre seus equipamentos esterilizados. Se você costuma fazer as unhas em salão e puder, leve seus próprios utensílios, assim evita qualquer tipo de contaminação externa. 

 

5- Cutículas quase invisíveis

Normalmente o tamanho da cutícula é um dos influenciadores para continuarmos cortando, não é mesmo? Quando você começa a hidratar e cuidar de verdade delas, você vai notar que o seu tamanho diminui. É aos poucos, mas vale ter esse cuidado por um tempo.

Você pode optar por um complexo redutor de cutículas, assim além de mantê-las hidratadas, você vai estar estimulando a redução das mesmas. A Byonic, por exemplo, possue entre os seus 14 benefícios o prolongamento da retirada das cutículas. Isso pode te ajudar bastante nesse começo. 

 

Você segue alguma outra dica? Conte para nós!

 

Leia também Cuidados com as unhas - como criar uma rotina?