Drenagem linfática - o que você precisa saber
Escrito por Júlia Sanchez
A Drenagem Linfática é uma técnica da estética corporal muito conhecida e popular entre as mulheres e até alguns homens que desejam reduzir medidas sem muito esforço. Por ser um procedimento manual que envolve a massagem, ela pode ser aliada à sessões de relaxamento que devem ser realizadas periodicamente para obter o resultado desejado.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essa técnica não emagrece. Ela na verdade ajuda a reduzir medidas através da ativação da circulação sanguínea e consequentemente da diminuição da retenção de líquidos, o que resulta também na redução das celulites e gorduras localizadas.
Mas para entender do que se trata essa técnica tão famosa, precisamos saber primeiro como ela age em nosso corpo e porque é tão eficiente quando bem feita. Vamos lá?
01 - Entendendo o Sistema Linfático
Como o próprio nome diz, a Drenagem Linfática trabalha com o Sistema Linfático do corpo, que é o responsável por uma parte da circulação que é composta por uma rede de vasos linfáticos onde fica a linfa e os gânglios linfáticos. Esta circulação ocorre além da arterial e da venosa e possui um papel importante no sistema imunológico, pois são gânglios linfáticos que ajudam o corpo a reconhecer e combater infecções, germes e outras substâncias estranhas.
Já a linfa, que é o líquido que circula na rede de vasos linfáticos, é a responsável pelas trocas metabólicas das nossas células, sendo a grande “vilã” quando o assunto é má circulação e retenção de líquidos. Este líquido possui grande tendência de se acumular entre as células, o que culmina principalmente no surgimento das celulites.
02 - Como a Drenagem Linfática pode reduzir medidas
Agora que você já sabe o que é o Sistema Linfático, chegou a hora de entender como a drenagem atua sobre ele e como ela beneficia a nossa saúde e estética corporal. A função desta técnica é retirar a linfa que fica acumulada entre as células através da estimulação da circulação local, atuando com movimentos específicos feitos pelas mãos do profissional principalmente na região do abdômen, pernas e cintura.
Este procedimento também melhora a circulação do corpo como um todo, pois auxilia no melhor transporte de oxigênio dos tecidos, e tem resultados significativos na diminuição das temidas gorduras localizadas e celulites.
03 - Como ter um resultado mais efetivo
O mais importante sobre a Drenagem Linfática é que ela por si só não traz um resultado tão efetivo. Para realmente conseguir reduzir medidas e melhorar o aspecto do corpo, é preciso aliar essa técnica a hábitos mais saudáveis e principalmente a uma alimentação balanceada somada ao consumo adequado de água, que é de 2 a 3 litros por dia.
Por isso, se você realmente quer cuidar do seu corpo e alcançar benefícios não apenas estéticos, comece a cuidar um pouco mais da sua rotina para conseguir se alimentar melhor e invista em um bom profissional que irá aplicar a técnica da drenagem com muita eficiência e te proporcionar resultados incríveis!
Gostou do conteúdo? Leia também Como combater a celulite com 5 dicas