Frete Grátis acima de R$99

Esmaltes vencidos - podemos usar?

 

 

Esmaltes vencidos - podemos usar?

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

Quem nunca olhou a gaveta de esmaltes e achou um esquecido lá no fundo? Quando foi ver, ele estava inteirinho e pronto para ser usado. Mas calma, há quanto tempo ele estava lá? Nessa hora vem uma dúvida bastante comum. Podemos ou não usar esmaltes vencidos?

Esmalte vencido

Primeiro passo, como saber se são esmaltes vencidos?

Nos esmaltes importados, você vai encontrar a data de validade através do PAO (Period After Opening ou Período Depois de Aberto). Aquele desenho de uma caixinha aberta com um número em cima indica quantos meses você pode usar aquele produto depois de abri-lo pela primeira vez. Parecido com uma maionese, por exemplo. 

Diferente dos esmaltes nacionais. Estes possuem a data de validade de acordo com a data de fabricação. Ou seja, ainda que você abra o esmalte um ano após a sua fabricação, sua data de validade permanece a mesma. Na área alimentícia, podemos comparar com um pão de forma. 

Além da data de validade presente em todos os vidrinhos, você pode - e deve - ficar atenta a textura e a aparência. 

  • textura grosseira e com bolinhas na superfície da unha com a esmaltação;
  • muita demora na secagem;
  • esmalte muito esbranquiçado;
  • esmalte craquelado;
  • a cor do esmalte se transformou em outra (roxo virou rosa, por exemplo)

 

Se você notar alguns dos itens acima, seu esmalte pode estar estragado ou vencido. 

Ah, importante comentar. Sabe quando olhamos para o esmalte e ele está em duas fases? Isso significa que o esmalte decantou. Ou seja, a parte química se separou dos óleos. Nesse caso, você pode misturar as duas fases rolando o esmalte de um lado para o outro com suas mãos. Ele não está estragado!

 

E quais os perigos de usar?

Acho que ninguém gosta de usar ou consumir produtos vencidos ou estragados, não é mesmo? Com os esmaltes não deveria ser diferente.

Nossas unhas absorvem com muito o que passamos sobre elas, até por isso que comentamos sempre da importância de mantê-las sempre muito bem hidratadas. Caso o seu esmalte esteja estragado, não será diferente, a unha vai absorver.

Esmaltes vencidos e esmaltes estragados podem causar irritações nas cutículas, além de prejudicar a saúde das suas unhas. Além disso, você pode vir a ter alguma alergia por conta desse uso, e por esse produto apresentar sua composição alterada ou contaminada após a data de validade.

 

Como descartar meus esmaltes vencidos? 

Os esmaltes merecem uma atenção especial na hora de irem para o lixo. A primeira ideia é reaproveitar os esmaltes vencidos para customizar objetos, de bijuterias a vasos, onde sua criatividade te mandar. 

Agora se você quer mesmo jogar fora, será necessário seguir os seguintes cuidados:

  • descartar todo o líquido em um papel;
  • jogar acetona dentro do vidrinho e ir despejando o líquido em um papel;
  • quando o vidro estiver limpo, levá-lo ao lixo (de preferência reciclado);
  • e quando o papel estiver seco do conteúdo do esmalte, descartá-lo. 

 

Desafio do dia: abrir sua gaveta de esmalte e verificar a validade de cada um. Depois disso, fazer o descarte de forma correta e sustentável. E só para não perder o costume, fazer uma rotina de cuidados com a unha.