Frete Grátis acima de R$99

O que é colágeno - entenda porque ele é tão importante

 

 

O que é colágeno - entenda porque ele é tão importante

Escrito por Larissa Chinaglia

Larissa Chinaglia 

 

Se você clicou nesse artigo, com certeza você já ouviu falar em colágeno e provavelmente até sabe de alguma forma que ele é importante, certo? Mas talvez você não tenha tanta clareza sobre o que é o colágeno e nem sobre o motivo dele ser tão relevante assim. 

Profissional fazendo manutenção da unha

O colágeno é bastante falado quando o assunto é beleza e envelhecimento da pele. Aqui no blog, você encontra alguns artigos onde ele é bastante citado sobre o tema. Porém, já te adianto, que ele influencia muito mais do que apenas isso. Antes, o que é colágeno?

 

O que é colágeno? 

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo. Ele é fundamental para a firmeza e elasticidade da nossa pele. Quando nascemos, temos aproximadamente 70% da nossa derme composta por essa proteína. Com o passar dos anos, normalmente a partir dos 30, a sua produção se torna menor. 

A diminuição dessa proteína chega a ser 1% ano ano. Já em mulheres após a menopausa, essa diminuição chega a 2,1% ao ano. Enquanto após aos 50, o nosso organismo produz apenas 35% do colágeno necessário. 

Os principais sinais dessa diminuição são vistos através de linhas de expressão e aparecimento de rugas, mas não são os únicos. 

 

Por que é tão importante? 

Como comentamos acima, a falta de colágeno não afeta apenas o envelhecimento da pele. O colágeno é encontrado em tendões e músculos, ajudando na elasticidade e na sustentação dessas estruturas.

Ou seja, quando o nosso corpo começa a produzir menos colágeno, essas partes também são afetadas, podendo causar problemas na cartilagem das articulações e nos ossos. Algumas doenças podem ser facilitadas com a falta dessa proteína, tais como osteoartrite e osteoporose. 
 

É possível repor colágeno?

Normalmente quando o nosso corpo começa a dar sinais da diminuição de produção de colágeno, nós começamos a pensar na reposição dessa proteína. Essa reposição é bastante procurada para fins estéticos. 

É importante ressaltar que não são apenas os sinais de envelhecimento da pele que indicam a falta de colágeno. Outros sinais podem ser indicadores que vale investir nessa reposição são:

Quando apresentamos alguns sinais acima, é possível procurar um dermatologista ou nutricionista e pensar na reposição do colágeno. 

 

Como repor o colágeno?

O colágeno pode ser encontrado em alguns alimentos, tais como aveia, oleaginosas, em frutas cítricas e frutas vermelhas, alimentos ricos em vitamina C, folhas verde-escuras (como espinafre). 

Além disso, em casos mais graves, você pode consultar o seu médico para tomar algum tipo de suplemento.
 

Agora que você já sabe o que é colágeno e a sua importância, você já pode pensar em produtos, alimentos e suplementos que te ajudem nessa questão. Lembrando de procurar um médico quando necessário. 

Gostou do conteúdo? Leia também 4 óleos vegetais para pele que você precisa na sua rotina e Como surgem as estrias? É possível tratá-las?