Frete Grátis acima de R$99

O que pode estar causando manchas brancas nas suas unhas?

 

 

O que pode estar causando manchas brancas nas suas unhas?

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

Eu não sei você, mas eu tenho a lembrança da minha tia falando que manchas brancas nas unhas eram sinônimo de falta de cálcio. Mas será que isso é verdade mesmo? Embora as vezes inofensivas, elas podem incomodar muita gente. E talvez esteja incomodando você mesmo.

O que pode estar te causando manchas brancas nas unhas?

Como já falamos antes, nossas unhas falam muito com sobre a nossa saúde, e não seria diferente com as manchas brancas. Porém, na maioria das vezes, elas são causadas por outros fatores bem menos graves. 

Vamos conhecer os principais motivos?

 

1 - É falta de cálcio?

A leuconíquia, ou as famosas manchas brancas nas unhas, pode sim ser falta de cálcio. Na verdade, ela pode indicar falta de minerais no geral, tais como cálcio, ferro, zinco, silício e ácido fólico. Além disso, elas podem representar falta de vitamina B12. 

E podem ser um sinal de doenças? Embora não seja o mais comum, elas podem sim ser um sinal de doenças como anemia, psoríase, vitiligo, tuberculose, doença renal ou micose.

Por isso é sempre importante se preocupar com a alimentação e sempre fazer exames para certificar se sua saúde está em dia. Dica: confira uma lista de alimentos para unhas mais fortes e bonitas.

 

2 - Pequenos traumas

Muitas vezes as manchas brancas nas unhas podem ser sinais de pequenos traumas. Quando você usa a unha para abrir embalagens muitas duras, por exemplo. Essa repetição pode causar microtraumas que podem levar as tão indesejáveis manchinhas. Também podem ser causadas por traumas maiores, como prender o dedo em algum lugar.

Além disso, as unhas podem sofrer pequenos traumas até mesmo na manicure. O alicate de unha pode ser um vilão nessas horas, por isso é preciso usá-lo com cuidado. O empurrar da cutícula com muita força pode causar um pequeno trauma na matriz de sal da unha, e consequentemente as manchas brancas nas unhas. 

Dica: se possível, a recomendação é apenas empurrar a pele para trás com bastante cuidado. 

 

3 - Já hidratou a unha hoje?

Não é só nossa pele ou nosso cabelo que precisa de hidratação, as nossas unhas também. É importante remover bem o esmalte sem deixar resquício (de preferência a removedores e não acetonas) e em seguida passar um bom hidratante. Também é possível optar por bases mais hidratantes e com nutrientes do complexo B.

Dica: opte por hidratantes que já oferecem outros benefícios como antienvelhecimento da unha, ação antifúngico, aumento na produção de ceramidas, entre outros. O Byonic da Locaré Cosmética, por exemplo, oferece esses e outros 10 benefícios.  

 

4 - Outros fatores

Os três fatores acima são os mais comuns, mas as manchas brancas nas unhas também podem ser causadas por alergias a determinadas substâncias (normalmente de produtos de limpeza, e nesse caso a dica é optar por luvas), antibióticos da classe das sulfonamidas, tratamentos como a quimioterapia e variações hormonais na mulher.


É importante lembrar que na maioria das vezes elas desaparecem sozinhas, sem necessidade de tratamentos. Para acelerar esse processo, sempre hidrate as unhas depois da esmaltação.

 

Agora me diz, você já descobriu o que pode estar causando manchas brancas nas suas unhas?