Frete Grátis acima de R$109

 

 

O que são óleos essenciais e como usar nas unhas?

Escrito por Júlia Sanchez

Júlia Sanchez 

 

Nem todo mundo conhece de verdade o que são óleos essenciais, e talvez menos ainda saiba que alguns são muito benéficos para nós. Eles são compostos poderosos desde psicoterapia até crescimento das unhas, e muito mais.

Oléo essencial em uma mesa

Já é importante comentar logo no início que eles exigem muito cuidado, por isso bastante atenção nesse conteúdo. E caso tenha dúvidas, procure um especialista. Combinado? 

 

O que são óleos essenciais? 

Afinal, o que são óleos essenciais? Dentro daqueles pequenos vidros existem compostos altamente puros e concentrados, ou seja, os óleos essenciais são derivados muito potentes  de plantas, raízes, sementes e flores.

Quando falamos das flores, por exemplo, os óleos essenciais são responsáveis por funções biológicas, como aromas ou até afastar pragas. Dessa forma, esses óleos são cheios de compostos químicos (como de hormônios e antibióticos naturais) que podem gerar diversos efeitos em nós, seres humanos. 

Já ouviu falar em aromaterapia? A base dela vem dos óleos essenciais. Legal, não é? Agora que você já sabe o que são óleos essenciais, você só precisa saber como e onde usar. 

 

Como usar óleo essencial nas unhas?

Os óleos essenciais são muito potentes, e por isso precisamos ter alguns cuidados na hora de usá-los. Eles não podem, por exemplo, serem colocados diretamente na pele. É fundamental que você dilua as gotinhas em alguma base. 

No caso das unhas, você pode optar por uma base de unhas ou um óleo vegetal para fazer a mistura. Calma, a gente explica melhor!

 

A base de unhas é aquela que nós já estamos acostumadas. Opte por uma mais neutra e incolor. Já para a mistura com óleo vegetal, você pode usar óleo de coco ou de amêndoas, por exemplo. Neste último exemplo, você pode massagear as unhas e cutículas.

Além disso, não exagere nas gotinhas. Uma gota já é muito forte e pode gerar bons resultados. 

Quer entender mais sobre como usar os óleos essenciais? Recomendamos esse vídeo, da Nátaly Neri.

 

Quais óleos usar?

Depois de saber o que são óleos essenciais e qual é a maneira correta de usá-lo, precisamos falar sobre quais usar. No caso das unhas, nós temos três recomendações:

  • O óleo essencial de Tea Tree, também conhecido como Melaleuca, é indicado para ações anti bactericidas e antifúngicas. Por isso, você pode usá-lo em unhas com alguma deformidade e para diminuir a proliferação de fungos e bactérias
  • O óleo essencial de Alecrim já é indicado para quem busca fortalecer as unhas ou acelerar o crescimento.
  • Já o óleo essencial de Cravo é uma ótima pedida para micoses, por ser antifúngico, e também ajuda a clarear manchas. Além disso, ele possui vitamina E, e por isso é indicado para crescimento das unhas.

Como comentamos acima, os óleos essenciais exigem bastante cuidado. Caso você não se sinta confortável, prefira outros tratamentos para a saúde das suas unhas. E para um tratamento ainda mais completo, com 14 benefícios, nós recomendamos a Byonic.

 

Gostou do conteúdo? Leia também 4 óleos vegetais para pele que você precisa na sua rotina e Por que a caneta para crescimento das unhas vale a pena?