Frete Grátis acima de R$99

Unhas quebradiças – conheça as principais causas

 

 

Unhas quebradiças – conheça as principais causas

Escrito por Larissa Chinaglia 

Larissa Chinaglia 

 

Nós sabemos que ninguém gosta de ter unhas quebradiças, mas o que pode causar isso? Ainda que existam produtos específicos para o fortalecimento delas, é importante entender o motivo da fraqueza das nossas unhas. Isso porque, muitas vezes, elas podem indicar até algum problema de saúde. 

Mulher nervosa e roendo as unhas

Pensando nisso, separamos os principais motivos para sua unha estar fraca e sofrendo com a quebra para você se manter atento! 

Sua saúde dando sinais

Um dos principais motivos para ficarmos atentos as nossas unhas é por elas indicarem como está nossa saúde. Quando você está com anemia, por exemplo, elas podem se mostrar mais fracas que o normal. No caso da anemia, ela diminui a quantidade de hemoglobina circulante, e assim a quantidade de oxigênio transportados para o tecido também acaba diminuindo. Como consequência, as unhas apresentam fraqueza. 

Além da anemia, o hipo e o hipertireoidismo também contribuem para a unhas quebradiças e fracas. Por isso, caso esteja desconfiado do motivo das suas unhas estarem enfraquecendo, não deixe de procurar um médico. 

Alimentação com poucos nutrientes

Os alimentos são poderosos. A falta de uma alimentação saudável (pensando em quantidade de nutrientes, vitaminas, etc) pode deixar suas unhas quebradiças. Para manter a saúde delas, invista em alimentos ideais para deixar suas unhas mais fortes

Vitamina A, C e E são alguns exemplos que, se em falta, contribuem para o enfraquecimento das suas unhas. Invista em alimentos ricos nessas vitaminas!

Não roa as unhas

Seja por mania ou por ansiedade, o ato de roer as unhas não é saudável para elas. Quando nós começamos a roer, nós causamos microtraumas que facilitam a quebra da unha. Com o tempo, isso pode gerar grandes complicações. 

Mesmo sendo difícil de parar, existem algumas técnicas que nos ajudam a controlar melhor esse ato tão prejudicial. 

Acetonas e produtos de limpeza, pode?

Produtos de limpeza e acetona são muito fortes e possuem componentes que, em contato com nossas unhas, podem deixá-las mais frágeis. No caso dos produtos de limpeza, uma boa solução é usar luvas ao usá-las. Assim você protege aquela esmaltação maravilhosa, e ainda evita que suas unhas fiquem quebradiças. Outra opção é optar por produtos mais orgânicos e caseiros, assim você tem maior controle dos ingredientes presentes. 

Já no caso da acetona, o cenário ideal é trocar por um removedor de esmalte. Além de não serem tão fortes, eles não possuem a mesma fórmula da acetona, e por isso evita alergias e ressecamentos. 

É bom ir ao dermatologista também

Essas são algumas das possíveis causas, mas só um dermatologista pode te dar certeza disso. Existem algumas doenças dermatológicas que deixam as unhas quebradiças e fracas, principalmente se causadas por fungos. 

Caso você perceba que as unhas não apresentam melhoras, é importante marcar uma consulta e realizar alguns exames. Uma unha bonita é uma unha saudável.

Agora que você já sabe os principais motivos para suas unhas quebradiças, chegou a hora de cuidar delas! Confira outros nossos conteúdos que podem te ajudar nisso 8 cuidados veganos para ter unhas mais saudáveis e Motivos para utilizar fortalecedor de unhas enquanto usa unhas artificiais.